Praticamente todos que chegam no país devem passar por quarentena obrigatória por pelo menos 14 dias! Saiba mais.
Muito se fala sobre quarentena hoje em dia e possivelmente este será um requisito de diversos países que reabrirem suas fronteiras num futuro próximo. Fato é que governos estão desenvolvendo ainda seus protocolos de segurança, campanhas de vacinação estão começando pelo mundo todo e no momento, ainda não temos como prever como será o sistema de entrada para quem busca a Nova Zelândia como destino de estudos, trabalho ou férias.
O que podemos fazer no momento é entender a situação atual e como isso pode ser útil para termos uma visão de possíveis procedimentos.
Situação atual
As fronteiras da Nova Zelândia estão atualmente fechadas para quase todos os viajantes, salvo poucas exceções. Quem entra no país precisa passar por isolamento gerenciado por pelo menos 14 dias. Somente viajantes de um pequeno número de países não necessitam atender a esta regra.
Teste obrigatório para Covid-19 antes da partida
A partir de 25 de janeiro de 2021, todos que planejam entrar na Nova Zelândia, exceto aqueles oriundos da Austrália, Antártida e da maioria das ilhas do Pacífico, deverão apresentar teste negativo para COVID-19 antes de deixar o país de origem.
Você precisará ter sua amostra e seu resultado devolvido não mais do que 72 horas antes do horário de embarque programado. Você também precisará de um voucher de isolamento gerenciado válido, além da documentação de viagem relevante.
Os testes devem ser processados por um laboratório reconhecido no país de origem como autorizado ou credenciado para realizar os testes.
No momento de check-in, será necessário fornecer evidências do teste negativo para Covid-19 . Você é responsável por trazer os resultados dos seus exames ao aeroporto e fornecer as informações necessárias. Sem as informações, o passageiro poderá ter o embarque negado e estar sujeito a uma multa por infração.
Guarde todos os documentos e trate seus resultados de teste e voucher para isolamento controlado com a mesma importância que seu passaporte, pois será necessário mostrá-los durante o trânsito e na chegada na Nova Zelândia.
O que é um voucher para isolamento gerenciado?
Quase todos os viajantes são legalmente obrigados a ter um documento (voucher) confirmando seu lugar no isolamento administrado pelo governo antes de embarcar. Os espaços em isolamento gerenciado são limitados e atualmente há uma demanda muito alta.
“Um voucher me dá entrada automática na NZ?”
Não, obter um voucher do Managed Isolation Allocation System não lhe dá permissão de entrada na Nova Zelândia. Você ainda precisará estar isento das restrições de fronteira da Nova Zelândia ou ter recebido uma exceção de fronteira e possuir um visto válido para poder viajar para a Nova Zelândia.
Como obter o voucher
Para obter o voucher é necessário se registrar no portal online do Sistema de Alocação de Isolamento Gerenciado.
Mas, o que é exatamente um sistema de alocação de isolamento gerenciado?
O Managed Isolation Allocation System é um portal online para todos que viajam para a Nova Zelândia garantirem seu lugar em uma instalação de quarentena antes de embarcar.
Por que precisamos usar o sistema de alocação?
O Sistema de Alocação de Isolamento Gerenciado permite combinar melhor o número de pessoas que voam para o país com a disponibilidade em instalações de isolamento gerenciado e garantir que este número não exceda os quartos disponíveis.
As pessoas que usam o Sistema de Alocação de Isolamento Gerenciado poderão pontuar as suas restrições alimentares, considerações de acessibilidade, selecionar quartos duplos ou single e listar quaisquer outras necessidades ou solicitações. Ao ter essas informações com antecedência, as instalações serão mais capazes de atender às diferentes necessidades das pessoas durante sua estadia.
Chegando a uma instalação
Você será recebido pela equipe do programa de isolamento gerenciado em sua instalação. Eles estarão em contato regular com você e podem fornecer todo o suporte necessário.
Você também receberá um pacote de informações com mais detalhes sobre a sua estadia.
É obrigatório permanecer em isolamento controlado por pelo menos 14 dias e ser testado para Covid-19 pelo menos 3 vezes – dentro de 24 horas após a chegada (dia 0/1), dia 3 e dia 12.
Cada instalação também possui um programa de treinamento de controle de prevenção de infecções para fornecer treinamento a todos os funcionários. Isso inclui informações abrangentes e orientações sobre como manter a si e suas famílias em segurança.
Você receberá um quarto em uma instalação durante a sua estadia. Isso levará em consideração quantas pessoas estão com você. Todas as instalações usadas para quarentena são cuidadosamente selecionadas e monitoradas de perto para manter a Nova Zelândia segura.
Como são as instalações?
A Nova Zelândia selecionou instalações localizadas em todo o país dentro de hotéis.
Todas atendem a estes critérios:
- Segurança apropriada e pontos de entrada / saída
- Quarto e banheiro adequados
- Fornecimento adequado de comida e bebida entregue nos quartos
- Protocolos de lavanderia segura
- Capacidade de garantir o bem-estar das pessoas através da disponibilização de acesso e serviços online.
- Limpeza e prevenção de infecções
As instalações possuem medidas para manter as comunidades, funcionários e hóspedes seguros.
Todas as superfícies e áreas comuns, que incluem elevadores, corredores, escadarias, áreas de recepção e outras áreas são limpas regularmente.
A limpeza é feita com detergentes / desinfetantes de grau hospitalar para reduzir ao máximo o risco de transmissão potencial.
Cada instalação possui um plano para garantir que os hóspedes e funcionários possam se locomover de uma forma que minimize e / ou elimine o risco potencial de infecção para outras pessoas na instalação, incluindo o uso de elevadores, escadas e áreas comuns.
O que é fornecido?
Todas as instalações fornecem:
- Produtos de higiene pessoal básicos gratuitos e bebidas, incluindo chá e café
- Acesso Wi-Fi ilimitado e TV
- Serviços de lavanderia
- Três refeições por dia e alguns lanches entregues no seu quarto.
Para quaisquer refeições adicionais, é permitido solicitar serviço de quarto ou entregas em lojas, ou supermercados locais. Isso será por sua conta.
Movimentação e contato com outras pessoas
O movimento fora das salas e nas áreas de exercícios é permitido apenas de maneira estritamente controlada.
Será solicitado a interagir apenas com as pessoas em sua ‘bolha’ e ficar a 2 metros de distância de outras pessoas. Família e amigos não podem visitá-lo.
O uso de máscara facial é obrigatório ao sair do quarto ou se outra pessoa precisa entrar em no quarto, por exemplo, para manutenção ou limpeza.
Saindo do isolamento gerenciado
Após completar 14 dias em isolamento gerenciado e retornar um teste final para Covid-19 negativo, será autorizado sair do isolamento gerenciado. Contudo, é necessário fornecer detalhes sobre planos de viagem e local onde ficará hospedado.
E se der positivo?
Se o seu teste foi positivo, será necessário permanecer em quarentena por pelo menos mais 14 dias.
Pessoas em uma instalação de quarentena são aquelas que foram diagnosticadas com Covid-19 , têm sintomas de Covid-19 ou estiveram em contato próximo com alguém com suspeita, probabilidade ou confirmação de Covid-19 nos últimos 14 dias.
Ambos os tipos de instalações estão localizados em hotéis, separados um do outro.
As instalações de quarentena aumentaram as medidas de saúde, segurança e limpeza, além de restrições adicionais aos seus movimentos.
Saindo da quarentena
Você poderá sair da quarentena depois de:
- 14 dias em uma instalação gerenciada (qualquer tempo gasto em uma instalação de isolamento gerenciado contará para isso), E
- pelo menos 10 dias em uma instalação de quarentena ou zona de quarentena desde o teste positivo para COVID-19, ou desde o início dos sintomas, E
- passou 72 horas sem sintomas E
- recebeu aprovação de um profissional de saúde devidamente qualificado.
Cobranças por isolamento gerenciado
Quase todos os indivíduos devem pagar por sua quarentena no país, salvo algumas exceções. (veja AQUI)
O valor é de $3.100 para a primeira ou única pessoa no quarto (seja um adulto ou uma criança) com $950 para cada adulto adicional e $475 para cada criança adicional (3-17 anos) compartilhando o quarto.
Não haverá cobrança para crianças menores de 3 anos se estiverem hospedadas em um quarto com outra pessoa.
Vale ressaltar que este é o sistema atual e não necessariamente será o mesmo quando as fronteiras abrirem novamente.
Fonte: https://www.miq.govt.nz/