O QUE É IRD?
Para quem planeja trabalhar e ter uma renda de qualquer fonte na Nova Zelândia (incluindo um emprego, benefício, pensão ou investimento) é necessário fazer um registro em um orgão público denominado Inland Revenue Department (IRD).
Este é o orgão que presta o serviço de cobrança de impostos e faz a distribuição de fundos recebidos pelos programas do governo, desempenhando um papel fundamental na melhoria do bem-estar econômico e social dos residentes na Nova Zelândia.
O IRD é análogo a Receita Federal Brasileira porém funciona de uma forma um pouco diferente dos serviços fiscais que estamos acostumados.
Em primeiro lugar, o próprio sistema tributário é mais transparente e compreensível. Todas as instruções estão disponíveis no site do governo de uma forma detalhada e as inscrições podem ser feitas on-line, por telefone (inclusive com apoio de um intérprete) e também pessoalmente. Tudo é feito para maximizar a eficiência da interação com a população, bem como garantir que o pagamento de impostos não seja complicado, muito menos uma fonte de estresse.
POR QUÊ E QUANDO SE REGISTRAR?
Para quem planeja trabalhar e ter uma renda de qualquer fonte, é necessário fazer o registro no Inland Revenue Department (IRD).
O requisito mínimo para ser contratado por um empregador na Nova Zelândia é ter o número individual de contribuinte (“IRD number”), similar ao CPF (Pessoa Física) no Brasil. Com este número os impostos são descontádos e você participará de programas de apoio social.
Você pode solicitar seu número de IRD somente depois de chegar à Nova Zelândia.
COMO POSSO OBTER O IRD?
Para solicitar seu número de IRD você precisará ter:
- Conta bancária válida na Nova Zelândia
- Visto com permissão de trabalho.
É possível aplicar para o IRD number on-line ou através de formulários em papel, sendo que não existe nenhum custo para obter o IRD number online, porém caso você o faça através dos formulários em papel, você deverá pagar o envio da carta.
- Para aplicar para o IRD number online clique aqui.
- Para aplicar para o IRD number por formulários em papel (formulário IR742) clique aqui, ou retire-o em um formulário no “AA” ou “PostShop” (Correios).
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
• Passaporte (cópia);
• Visto (cópia);
• Declaração de conta bancária funcional – emitida pela sua agência bancária na NZ.
• Formulário IR742 preenchido (caso seja feito em papel).
IMPORTANTE:
– Não é possível fazer o IRD com o visto de turista.
– Não existe um “documento” IRD em forma física. Não existe nenhuma carteirinha que você precisa andar com ela! Você receberá o seu número de IRD por email (ou SMS ou se você ligar para o call center) e em alguns dias após o cadastro uma carta chega na sua casa formalizando o recebimento do seu número do IRD.
– Caso o seu cadastro seja feito online, você receberá a resposta e o seu número do IRD em até 2 dias por email ou SMS, e a carta de confirmação chega em sua casa em até 12 dias. Para aplicações através do formulário, pode demorar até 20 dias para chegar a carta com o seu IRD number, mas você pode ligar para o IRD para descobrir pelo menos o seu número de cadastro.