O que é um número de serviço público pessoal (PPS)
O Personal Public Service, ou simplesmente PPS como é conhecido, é um dos documentos mais importantes que os alunos e trabalhadores devem ter ao chegar à Irlanda. Ele é um número de identificação pessoal único que é usado ao lidar com órgãos públicos na Irlanda. Ele permite que você use uma variedade de serviços públicos, como:
- serviços de assistência social;
- serviços médicos públicos;
- tributação;
- pedido de carteira de habilitação;
- serviços de registro civil, por exemplo, casamento.
Em resumo, você só pode obter um número PPS se precisar de um para acessar os serviços públicos, por exemplo, se você estiver começando um trabalho, precisará de um número PPS para pagar impostos – você não precisa de um número PPS se estiver procurando trabalho.
Uma vez registrado você pagará impostos e, caso algum dia você venha a ficar desempregado, terá direito a receber o benefício equivalente ao seguro desemprego. O número PPS é sempre composto por 7 números seguidos por uma ou duas letras.
Para obter um número PPS, você deve fornecer evidências de:
- Identidade – passaporte;
- Endereço – O documento deve mostrar seu nome e endereço e não ter mais de 3 meses, caso estiver hospedado com amigos ou parentes, uma conta original da casa mais uma carta do titular da conta confirmando sua residência no endereço da conta são aceitáveis;
- Motivo da inscrição e seus dados pessoais – Se estiver solicitando um número PPS para conseguir um emprego, você deve ter uma oferta de emprego assinada por seu empregador. Esta carta deve ser em papel timbrado da empresa com os dados de contato do empregador e o número de registro do empregador/empresa. Alguns outros exemplos de por que você pode precisar de um número PPS são: solicitar um pagamento de bem-estar social, para acessar serviços médicos, para se inscrever ou trocar uma carteira de motorista, para acessar outros serviços públicos, para se inscrever em um curso em uma escola ou faculdade.
Inscreva-se para um número PPS online em MyWelfare.ie
Para solicitar um número PPS online, você precisará ter uma conta MyGovID básica, se você não possui uma conta MyGovID, obtenha uma clicando aqui, esteja preparado pois você precisará fazer upload dos documentos descritos acima.
Clique aqui para acessar o serviço no site do Mywelfare e se cadastrar para o número PPS.
A conta MyGovID básica permite que você marque uma consulta, é necessário que você compareça pessoalmente a este compromisso. Não é mais possível solicitar um PPS sem reserva prévia online. O Cartão de Serviços Públicos pode ser solicitado durante sua consulta PPS. Esteja pronto para ter sua foto tirada no compromisso para esse fim.
Veja mais informações clicando aqui e acessando o site do governo.
O que é MyGovID?
Uma conta MyGovID é uma conta online segura para acessar seus serviços públicos facilmente através de seu PC, smartphone ou tablet. Ele vincula uma identidade do ‘mundo real’ a uma identidade online, e é projetado para compartilhamento e integração entre departamentos governamentais e órgãos públicos.
O registro no MyGovID é um processo de duas etapas:
- Conta Básica
Configurar uma conta básica é simples, basta entrar no site e clicar em “GET A BASIC ACCOUNT NOW” e preencher o formulário. Nesta fase, tudo o que você precisa fornecer é seu nome e endereço de e-mail.
A conta MyGovID básica permitirá que você marque uma reunião para solicitar um Número PPS e um Cartão de Serviços Públicos . Você precisará deles para verificar sua conta MyGovID. - Conta verificada
Com sua conta Básica, Número PPS, Cartão de Serviços Públicos e com o seu telefone celular, você pode prosseguir para verificar sua conta MyGovID. A conta MyGovID verificada oferece acesso a uma lista crescente de serviços, como o MyWelfare, Serviços fiscais, Candidatura para carta de habilitação, apoio ao aluno (SUSI) e registro de Votação.
Clique aqui e veja mais informaçoes sobre o MyGovID no site do governo.
Cartão PSC
O Cartão de Serviços Públicos (PSC) é emitido quando você recebe um número PPS e é usado para confirmar sua identidade e torna mais fácil usar uma variedade de serviços públicos na Irlanda. Graças ao PSC, você não precisa fornecer as mesmas informações a várias organizações. O cartão foi introduzido pela primeira vez em 2011 para pagamentos de assistência social e agora está sendo implementado em outros serviços públicos.
Que informações este cartão exibe?
A frente do cartão contém seu nome, fotografia e assinatura, junto com a data de validade do cartão. O verso do cartão contém o seu número PPS e um número do cartão. Ele também possui uma tarja magnética para permitir que pagamentos de bem-estar social, como pensões.
Clique aqui e veja mais informaçoes sobre o PSC no site do governo.