Planos de Celular no Canadá

Ter um plano de celular no Canadá nos dias de hoje é primordial! Você vai precisar principalmente nos seus primeiros dias se manter conectado, preservar o contato com a família e amigos e além disso, utilizar a internet para se locomover, conhecer e quais os supermercados, restaurantes mais próximos, entre várias outras atividades.

Vamos neste artigo entender como são os planos de celulares e as particularidades para quem está planejando ir para o Canadá.

Compatibilidade

Antes de trazer o seu aparelho, certifique-se de que ele está desbloqueado, ou seja, não está vinculado a uma operadora de telefone específica. Um aparelho desbloqueado não está restrito a uma determinada operadora; portanto, com o cartão SIM adequado, ele irá funcionar com qualquer provedor e rede.

Outra preocupação é verificar se o aparelho é compatível com as redes móveis do Canadá, inclusive com as frequências móveis dessas redes. Se você não possui sua caixa ou manual que acompanha o telefone, o site Willmyphonework pode tentar te ajudar a descobrir.

Onde comprar SIM de celular

Existem vários locais onde é possivel comprar (shopping, lojas de eletrônico, farmácia, supermercado, postos de gasolina, etc). Como no Brasil, eles querem saber quem está usando o número então é necessário fornecer as informações básicas. Geralmente é preciso desembolsar o valor de $10 pelo SIM e mais o plano pré ou pós pago que escolhermos.

Comprar um novo ou usar o meu aparelho?

Para comprar um aparelho por um contrato (parcelado) você precisará passar por uma avaliação de crédito. O que fica complicado para aqueles que acabaram de chegar no país,  uma dica é ir em lojas, perguntar e conversar com as  empresas, não vamos falar que é impossível mas definitivamente não é fácil.

Você pode optar em utilizar o seu proprio celular, o que eles chamam de BYOD (Bring Your Own Device), ou seja, você ultiliza o seu celular e assim não precisa ter um contrato. Você compra apenas o chip, cadastra o cartão de crédito e então escolhe um plano (pós ou prépago).

Como funciona e como contratar um plano de celular no Canadá?

Para realizar a compra, basta informar os dados básicos, mostrar seu documento (geralmente o passaporte), cartão de crédito internacional (em alguns casos) e seu endereço. Fique de olho pois algumas lojas cobram para fazem a ativação, saiba que é possível realizar sozinho diretamente no site da operadora.

Tipos de planos

Antes de escolher um plano, você precisa saber que as ligações recebidas também são tarifadas, diferentemente do Brasil. Por exemplo, caso você opte por um plano de 300 minutos locais, desses minutos serão deduzidos tanto ligações feitas quanto recebidas.

Então, a dica é se possível, optar por um plano de ligações locais ilimitadas. O melhor plano é aquele que atende a todas as suas necessidades, não tem um certo ou errado, lembre-se que principalmente nos seus primeiros dias você pode precisar de um pacote maior de dados, e com o passar do tempo com uma rotina definida é capaz de conseguir reduzir este pacote.

Como o Brasil, existem dois tipos de planos o pré-pago e o pós-pago:

Pre-paid

Ás vezes chamados também de “pay-as-you-go”, o funcionamento é bem parecido com o que temos no Brasil, você tem uma quantidade limitada e se usar toda a quantidade (seja de minutos, mensagens ou dados), precisará pagar novamente para continuar utilizando.

Há diversos tipos de planos pré-pago que mudam conforme a operadora, mas é possível encontrar alguns de pouca cobertura que são cobrados mensalmente no cartão de crédito e disponibilizam SMS ilimitados, grandes franquias de internet, além de chamadas ilimitadas para todo o Canadá.

Post-paid

São contratos mensais (“contract-based”) e mais uma vez é bem parecido com o Brasil. Geralmente com duração de 2 anos, os planos não te impedem de utilizar os serviços se você exceder seus minutos, textos ou dados, mas o provedor cobrará taxas extras e essas taxas podem ser exorbitantes. Para um plano de contrato mensal, muitos provedores exigem uma verificação de crédito antes do cadastro e como dito antes isso pode ser um pouco complicado. Uma opção é para os alunos internacionais que estudam em certas províncias poderão tentar usar a sua autorização de estudo para completar a verificação de crédito. Mas, no final das contas, a única maneira de saber com certeza se você será aprovado em um contrato é entrar em contato e solicitar uma avaliação.

Principais Operadoras

No Canadá, existem três principais operadoras de celular: Rogers, Bell e Telus. Essas três operadoras são as mais conhecidas e também são as que apresentam melhor cobertura de sinal no país e geralmente são as mais caras.No entanto, existem operadoras subsidiárias que oferecem planos mais em conta e boas opções de serviços.

A Rogers, tem como subsidiária a Chatr e Fido, a Bell tem a Virgin Mobile e Solo Mobile, e a Telus a Koodo e a Public Mobile, porem existem outras empresas como: Shaw, Freedom, Fido, Videotron e a Eastlink que você pode avaliar em sua pesquisa.

Área de cobertura

Se você mora em uma área urbana no Canadá, estará na área de cobertura das três maiores. Se você estiver vivendo em uma área rural ou em uma cidade menor, longe de uma cidade verifique as redes antes de comprar um plano telefônico. Telus e Bell costumam ser capazes de fornecer cobertura a mais áreas rurais do que Rogers.

Você pode checar os provedores disponíveis na sua região clicando aqui.

Custo de telefonia móvel

De acordo com o Communications Monitoring Report do Canadá, o custo de um plano telefônico com 5 GB de dados varia de $ 48 a $ 99 por mês (outubro/2021).

Rogers, Telus e Bell oferecem planos pré-pagos, mas os melhores planos pré-pagos são com as menores marcas. Com os três grandes, você pagará mais e receberá menos nos planos pré-pagos, embora ofereçam uma seleção completa de novos telefones para sua escolha, suas opções de compra não são tão competitivas quanto as marcas de nível intermediário (Fido, Koodo e Virgin Mobile)

Até o momento, Koodo, Virgin e Fido se mostram marcas voltadas para clientes mais jovens e independentes, porém, nenhum desses provedores oferece opções dedicadas para as famílias. Se você é fã de vantagens extras ou deseja ter certeza da sua experiência no serviço ao cliente, vale a pena considerar essas três.

Public, Lucky e Chatr oferecem as opções BYO mais acessíveis do mercado, você pode criar seu plano com base nas suas necessidades de ligações, mensagens de texto e dados, pagando menos. Eles oferecem as opções mais baratas para planos telefônicos pré-pagos, mas não têm planos ilimitados ou para famílias. Outra desvantagem é que eles não oferecem atendimento ao cliente pessoalmente ou por telefone, sua única opção para conversar com um representante é através do site das empresas.

Encontrando o plano certo

Conecte-se a sites que comparam preços, planos e áreas de cobertura de provedores de serviços, veja qual o seu orçamento e a sua real necessidades. Alguns sites não governamentais do Canadá podem o ajudar nessa busca:

Compare Cellular – Mobile

Compare My Rates – Mobile, Internet, television and phone

FindInternet – Internet

Informr – Mobile

iPhone in Canada – Mobile

PlanHub – Mobile and Internet

WhistleOut Canada – Mobile and Internet

Wireless Wave – Mobile

DICAS IMPORTANTES
Como posso minimizar o uso dos dados?

  1. Usando o acesso Wi-Fi com mais frequência
    Alguns pontos de acesso Wi-Fi estão disponíveis publicamente, enquanto outros exigem uma senha, em geral, seu dispositivo se lembrará de quais pontos de acesso Wi-Fi você usou antes. Lembre-se sempre de checar e conectar nessas redes.
  2. Usando aplicativos que oferecem serviços de mensagens de texto e voz
    Aplicativos como Skype, Google Voice, Facebook Messenger, Google Hangout, Discord e Whatsapp oferecem esses serviços. Esses aplicativos podem ser usados ​​para se comunicar como uma alternativa aos serviços tradicionais de voz e texto oferecidos por sua operadora sem fio.
  3. Desativando o acesso à rede dos aplicativos
    Se houver aplicativos que você não espera usar quando estiver na rede do celular, desative o acesso. Normalmente, isso pode ser feito ajustando as configurações do seu dispositivo.
  4. Usando aplicativos de monitoramento de dados
    Você pode controlar o uso de dados e também pode assinar qualquer serviço de notificação oferecido por sua operadora. Isso ajudará você a saber quando está se aproximando de seu limite de dados.

Aproveite e leia os artigos complementares que te ajudarão em sua jornada:
Hospedagem no Canadá
O que fazer nos primeiros dia do Canadá?