Se você estiver alugando um carro, uma van ou um motorhome, precisará de uma carteira de motorista atual e válida. Você pode utilizar a sua licença do Brasil, porém, precisa realizar a tradução por uma agencia licenciada, veja mais informações no post dirigindo na Austrália.
Conheça as regras de direção mais importantes na Austrália
Cinto de segurança
Limites de velocidade
Travessias de pedestres
Faixas de ônibus
Ciclovias
Inversão
Rotatórias
Mantendo-se à Esquerda
Linhas divisórias
Ultrapassagem
Ceder
Sinais de trânsito mais comuns
Cintos de segurança
O uso do cinto de segurança é obrigatório, não uma escolha. Os carros modernos estão equipados com cintos de segurança para todos os bancos, incluindo os traseiros. Devem ser usados por pessoas em um veículo motorizado quando este estiver em movimento ou parado, mas não estacionado.
É de responsabilidade dos passageiros acima de 16 anos ou mais cometem uma infração em qualquer veículo motorizado em movimento se não usarem cinto de segurança quando houver cinto de segurança disponível. Os motoristas cometem uma infração se não usarem o cinto de segurança quando houver um disponível e também cometem uma infração se os passageiros, de qualquer idade, não estiverem usando cinto de segurança ou sistema de retenção infantil.
Limites de velocidade
O limite de velocidade que se aplica a uma estrada ou área relacionada à estrada é a velocidade máxima que você pode dirigir um veículo. Você só deve dirigir até o limite de velocidade se for seguro fazê-lo, pode não ser seguro dirigir até o limite de velocidade em determinadas condições, por exemplo, devido ao mau tempo ou tráfego intenso ou às condições da estrada. Nessas situações, você deve diminuir a velocidade para uma velocidade segura para as condições prevalecentes.
Dentro da Austrália Meridional (e de fato em toda a Austrália) o limite máximo de velocidade padrão fora de uma área construída é de 100 km/h e o limite máximo de velocidade padrão em uma área construída é de 50 km/h.
Fora de uma área construída, algumas estradas podem ter um limite de velocidade de 110 km/h indicado por sinais de limite de velocidade. Você pode viajar até essa velocidade mais alta, desde que sua carteira de motorista permita e seja seguro fazê-lo, alunos e motoristas provisórios, por exemplo, não devem viajar nessa velocidade mais alta.
Travessias de pedestres
As travessias de pedestres são indicadas por marcações, sinais ou luzes nas estradas, onde as pessoas podem atravessar a estrada com segurança. É responsabilidade do motorista dar passagem em todas as formas de cruzamento.
Travessias de pedestres
As travessias de pedestres marcadas têm duas linhas brancas tracejadas paralelas indicando onde os pedestres devem cruzar com semáforos voltados para pedestres e semáforos voltados para motoristas, podem incluir duas luzes intermitentes amarelas alternadas. Eles também são conhecidos como cruzamentos de zebra.
Travessias de Wombat
Quando uma passagem de pedestres é colocada em um trecho elevado da estrada, elas são conhecidas como travessias de Wombat e geralmente são acompanhadas por um limite de velocidade de 40 km/h. Você deve dar passagem a qualquer pedestre ou ciclista em uma passagem de pedestres.
Faixas de ônibus
Uma via de ônibus é uma via sinalizada, que é de uso exclusivo de ônibus, veículos de emergência, ciclistas e motoristas de táxi durante os horários indicados nas placas, se não houver horários indicados, aplica-se em todos os momentos. Enquanto a faixa de ônibus estiver em operação, você não deve:
– estacionar ou parar um veículo, que não seja um ônibus, em uma faixa de ônibus;
– dirigir em uma faixa de ônibus, exceto quando:
– entrar ou sair de uma estrada (por exemplo, outra estrada, propriedade privada, área de estacionamento);
– ultrapassar um veículo virando à direita ou fazendo uma inversão de marcha a partir do centro de uma estrada;
– evitar uma obstrução.
Em cada caso, a distância máxima que você pode percorrer na faixa de ônibus é de 100 metros.
As faixas exclusivas de ônibus são pintadas de vermelho ou marcadas com linhas de faixa vermelha e têm “Somente ônibus” em letras brancas. Pesadas penalidades podem ser aplicadas a veículos não autorizados que trafegam em faixas exclusivas de ônibus.
Ciclovias
Uma ciclovia é uma via indicada por um sinal de ciclovia e uma linha de via para uso exclusivo dos ciclistas durante os horários indicados nos sinais. Se não houver horários indicados, aplica-se em todos os momentos. As ciclovias podem ser coloridas em verde onde há um maior potencial de conflito entre veículos motorizados e bicicletas. Enquanto a ciclovia estiver em operação, você não deve:
– estacionar ou parar um veículo em uma ciclovia;
– conduzir um veículo (incluindo uma motocicleta) em uma ciclovia, exceto quando:
– entrar ou sair da estrada a partir de propriedade privada, área de estacionamento ou outra estrada;
– ultrapassar um veículo virando à direita ou fazendo uma inversão de marcha a partir do centro de uma estrada;
-evitando uma obstrução.
Em cada caso, a distância máxima que você pode percorrer na ciclovia é de 50 metros, desde que indique e dê passagem aos ciclistas.
Inversão
Você não deve reverter a menos que seja seguro fazê-lo. Ao inverter sempre verifique em todas as direções antes de iniciar a marcha a ré, principalmente atrás do veículo. Não comece a dar marcha à ré se houver pedestres atrás do veículo ou prestes a caminhar atrás dele, sempre olhe na direção que você pretende reverter antes de começar a se mover e continue olhando nessa direção enquanto faz a ré, com breves verificações ocasionais em todas as outras direções. Use visão direta sempre que possível – use espelhos apenas quando a visão direta não for possível.
Inversão de pista
Uma inversão de pista é uma curva feita dentro de uma estrada para levá-lo ao outro lado, voltado para a direção oposta, em uma curva. Existem várias restrições sobre onde você pode fazer uma inversão de marcha.
Nos cruzamentos em qualquer estrada com uma linha divisória ou faixa mediana, você deve iniciar uma inversão de marcha da pista imediatamente à esquerda do meio da estrada ou faixa divisória. Em qualquer outro cruzamento você pode iniciar sua curva de qualquer posição da estrada (à esquerda do meio), exceto de uma ciclovia ou de ônibus, desde que seja seguro fazê-lo.
Ao fazer uma inversão de marcha, você deve dar passagem a todos os outros tráfegos e pedestres e não obstruir injustificadamente o tráfego que se aproxima pela frente ou por trás.
Você não deve iniciar uma inversão de pista menos que:
– tenha uma visão clara para uma distância suficiente de qualquer tráfego que se aproxima;
– possa fazer a inversão de marcha com segurança sem obstruir injustificadamente a livre circulação do tráfego.
As regras para retornos em U também se aplicam a voltas de 3 pontos, você pode fazer uma curva de 3 pontos usando as marchas à frente e à ré quando a estrada não for larga o suficiente para completar uma curva em U. Você só pode fazer uma curva de 3 pontos se for seguro e permitido pelas regras de trânsito, e você deve sempre tomar cuidado para não obstruir outros usuários da estrada.
Rotatórias
Rotatória é um cruzamento com uma ilha no centro, podendo ser de uma ou várias pistas. Quando estiver em uma, deve manter-se sempre à esquerda da ilha central.
Você deve dar passagem aos veículos que já se encontrem na rotatória, deve também ter um cuidado especial com os veículos que se aproximam ou estão prestes a entrar pela sua direita, pois eles tem preferência.
Ao se aproximar de uma rotatória de pista única, você deve decidir por qual saída deseja sair:
– se pretender virar à esquerda, deve dar um sinal de mudança de direção à sua esquerda à medida que se aproxima;
– se pretender virar à direita (sair depois de meia volta), deve dar um sinal de mudança de direção à sua direita à medida que se aproxima;
– se você pretende seguir em frente, não precisa dar um sinal de mudança de direção ao se aproximar.
Ao aproximar-se de uma rotunda de várias faixas, deve:
– decidir por qual saída você quer sair;
– posicione seu veículo na pista correta antes de chegar à rotatória;
– sinal (esquerda ou direita) se pretende virar.
Em uma rotatória de várias faixas, as setas e os sinais de faixa indicarão qual faixa usar, dependendo de onde você deseja sair da rotatória.
Mantendo-se à Esquerda
Ao dirigir em qualquer estrada que não tenha faixas marcadas, você deve manter seu veículo o mais próximo possível do lado esquerdo da estrada, exceto:
– quando prestes a fazer ou virar à direita
– ao ultrapassar outro veículo.
Em uma estrada marcada com duas ou mais faixas para tráfego no mesmo sentido, se o limite de velocidade for superior a 80 km/h ou em qualquer estrada que tenha um sinal de ‘Mantenha-se à esquerda a menos que ultrapasse’, você não deve dirigir na direita pista, exceto:
– ao ultrapassar outro veículo
– ao virar ou prestes a virar para a direita e você está dando um sinal de mudança de direção certo
– ao evitar uma obstrução
– quando as outras pistas estão congestionadas.
Linhas divisórias
Uma linha divisória é uma marcação rodoviária formada por uma linha branca ou duas linhas brancas paralelas (interrompidas ou contínuas) destinadas a separar as partes de uma estrada a serem usadas por veículos que trafegam em direções opostas.
Linha quebrada (ou linha quebrada à esquerda de uma linha contínua) – Você deve manter-se à esquerda dessas linhas, você pode atravessá-los para ultrapassar, entrar ou sair da estrada ou fazer uma inversão de marcha quando permitido, mas só deve fazê-lo se for seguro.
Linha contínua única (ou linha contínua única à esquerda de uma linha quebrada) – Você também deve manter à esquerda dessas linhas, você não deve cruzar essas linhas para ultrapassar ou fazer uma inversão de marcha, mas pode atravessá-las para entrar ou sair da estrada, entrar em uma pista de conversão que começa imediatamente após a ilha, para deixar espaço suficiente para ultrapassar com segurança um ciclista.
Duas linhas paralelas contínuas – Você deve manter-se à esquerda e não deve cruzar essas linhas, a menos que tenha que evitar uma obstrução ou, se for seguro fazê-lo, permitir espaço suficiente para ultrapassar com segurança um ciclista.
Ultrapassagem
As regras para ultrapassagem em uma estrada com várias faixas ou sem faixas são semelhantes às de uma estrada de faixa única.
Ao ultrapassar, você deve deixar uma distância segura entre o seu veículo e o veículo que você está ultrapassando, deve permitir uma folga mínima de 1 metro ao ultrapassar ciclistas ou 1,5 metros se viajar mais rápido que 60 km/h, você não deve retornar à faixa ou linha de tráfego até que esteja longe o suficiente do outro veículo para evitar uma colisão e por nenhum motivo você deve obstruir o outro veículo.
Ceder
Ceder nas interseções em T
Uma interseção em T é onde duas estradas se encontram; uma que continua e outra que termina. Na maioria das interseções, uma estrada terminará fisicamente e é importante entender qual é a estrada ‘terminante’ e qual é a estrada ‘contínua’. Se não houver marcações rodoviárias ou sinais indicando o contrário, a estrada final é o ‘tronco’ do ‘T’, quando houver marcações ou sinais que indiquem o contrário, a estrada final pode ser qualquer uma das estradas que se encontram no cruzamento em T.
Se você estiver na estrada final, você deve dar passagem a todos os veículos que se aproximam de qualquer direção na estrada contínua e a qualquer pedestre próximo ou atravessando uma estrada contínua.
Ceder nas interseções em Y
Em um cruzamento em Y, você deve dar passagem à direita, a menos que haja sinais e marcações na estrada indicando o contrário.
Antes de começar a virar à direita, você deve dar passagem a veículos que se aproximam na direção oposta a você, incluindo veículos que virarem à esquerda. Se você estiver dirigindo em uma estrada contínua em um cruzamento em T modificado e pretende entrar na estrada final, você está ‘virando à direita’ e deve ceder ao tráfego que se aproxima na estrada contínua.
Ceder quando as linhas de tráfego se fundem
Se você estiver em uma estrada onde o tráfego está passando de duas linhas para uma linha, você deve dar passagem a um veículo à sua esquerda ou direita se qualquer parte desse veículo estiver à frente do seu veículo. Isso é chamado de Zip Merge.
Sinais de trânsito mais comuns
Veja essas e mais informações nos sites:
Road-Rules_pdf
My Licence SA
Australian-Road-Rules-pdf
National Transport Commission
Australia.gov.au – Roads and transport
Veja informações no nosso post Dirigindo na Austrália e caso queira mais opções veja como funciona o transporte público.